sábado, 5 de julho de 2008

Justificativa

- Serviço social é a ação que o profissional denominado Assistente Social realiza, desde que habilitado em curso nível superior. Na faculdade pesquisada (UNIPAC) o curso é oferecido em oito períodos, sendo que os alunos são preparados para atuarem em cenários voltados para as políticas sociais de instituições públicas privadas, organizações não governamentais – ONGs e Prefeituras Municipais. Ao atuar como assistente social, o profissional deve enfatizar as variáveis que interferem no desenvolvimento da sociedade, pois o sujeito está inserido tanto no contexto econômico quanto no político e cultural, verificando-se ainda as particularidades do mesmo e as relações que, por muitas das vezes se concretizam na contradição, interferindo diretamente na qualidade de vida dos cidadãos e no próprio trabalho do assistente social, o que o torna um grande empreendedor. Cabe ao profissional formular e executar planos, programas e projetos sociais a partir do estudo e análise da realidade em questão. Cabe a ele também propor políticas públicas, garantindo assim os direitos sociais dos cidadãos.
- Para a escolha do tema, fizemos uma entrevista com Paulo César Soares (diretor acadêmico) da faculdade UNIPAC, que nos apresentou dados de todos os cursos e a partir daí selecionamos o de maior procura no mercado atual. Após a entrevista, fizemos um questionário para ser respondido em duas fases: 1º, para os alunos que ingressaram no curso e; 2º, para os que estão formando. Dentre os entrevistados, ressalta-se, a grande vontade de ingressar em um campo de crescimento atual e reconhecido. Os formandos acreditam no trabalho não só para uma esperança de encontrarem emprego, mas também para amenizar e ajudar os inúmeros problemas de uma sociedade cada vez mais desigual.
O intuito dessa pesquisa foi fazer uma escolha baseada em dados reais sobre a procura dos novos profissionais de cursos que seja, além de conceituados, base para um futuro promissor.

Nenhum comentário: