sábado, 5 de julho de 2008

Pré - Projeto

Justificativa

- Serviço social é a ação que o profissional denominado Assistente Social realiza, desde que habilitado em curso nível superior. Na faculdade pesquisada (UNIPAC) o curso é oferecido em oito períodos, sendo que os alunos são preparados para atuarem em cenários voltados para as políticas sociais de instituições públicas privadas, organizações não governamentais – ONGs e Prefeituras Municipais. Ao atuar como assistente social, o profissional deve enfatizar as variáveis que interferem no desenvolvimento da sociedade, pois o sujeito está inserido tanto no contexto econômico quanto no político e cultural, verificando-se ainda as particularidades do mesmo e as relações que, por muitas das vezes se concretizam na contradição, interferindo diretamente na qualidade de vida dos cidadãos e no próprio trabalho do assistente social, o que o torna um grande empreendedor. Cabe ao profissional formular e executar planos, programas e projetos sociais a partir do estudo e análise da realidade em questão. Cabe a ele também propor políticas públicas, garantindo assim os direitos sociais dos cidadãos.
- Para a escolha do tema, fizemos uma entrevista com Paulo César Soares (diretor acadêmico) da faculdade UNIPAC, que nos apresentou dados de todos os cursos e a partir daí selecionamos o de maior procura no mercado atual. Após a entrevista, fizemos um questionário para ser respondido em duas fases: 1º, para os alunos que ingressaram no curso e; 2º, para os que estão formando. Dentre os entrevistados, ressalta-se, a grande vontade de ingressar em um campo de crescimento atual e reconhecido. Os formandos acreditam no trabalho não só para uma esperança de encontrarem emprego, mas também para amenizar e ajudar os inúmeros problemas de uma sociedade cada vez mais desigual.
O intuito dessa pesquisa foi fazer uma escolha baseada em dados reais sobre a procura dos novos profissionais de cursos que seja, além de conceituados, base para um futuro promissor.

Metodologia

Para a elaboração deste projeto a sala utilizou de recursos como:
○ Visitas as faculdades UNIPAC e PUC;
○ Entrevistas com Assistentes Sociais e alunos do curso de Serviço Social;
○ Pesquisas a internet, livros da Biblioteca Pública, reportagens, artigos acadêmicos, documentos e livros de estudantes do curso;
○ E ainda para a apresentação do projeto nos dias 3,4,5 de setembro a turma irá se reunir com assistentes sociais de empresas privadas, órgãos públicos e ONG's para uma palestra.

Objetivo

Aprender e transmitir aos nossos colegas a importância do Serviço Social na sociedade, uma área não tão nova mas que está se abrangendo e possui um amplo campo de trabalho e expectativas de reconhecimento profissional.

Entrevista

Entrevistador:
Laís Sabrina de Melo Rodrigues
Estudante da Escola Estadual " Nossa Senhora do Carmo"
Turma 1ºJ

Entrevistada:
Ivone Maria de Souza
Cursante do 4º Período de Serviço Social da Faculdade UNIPAC - Betim

Laís:
Onde o Assistente social é solicitado atualmente no mercado de trabalho?
Ivone:
Conselhos de políticas sociais (saúde, assistência social) e de direitos da criança e do adolescente, idoso, deficiente. É solicitado também em outros setores públicos ou privados.

Laís:
Para que serve o Serviço Social?
Ivone:
Para prestação de serviços úteis na sociedade. Norteando, ou seja, orientando as pessoas nas demandas apresentadas por elas, através de um estudo (diagnóstico) aplicado.

Laís:
Porque escolheu o Serviço Social?
Ivone:
Esta escolha é muito relativa; eu escolhi o curso por me identificar bastante. E para mim esta escolha não foi difícil, pois o que mais gosto é estar em meio as pessoas. Escolher o curso de Serviço Social foi algo maravilhoso. Há também toda uma história de vida inserida neste processo de escolha.

Em nome da turma 1ºJ agradeço a você, Ivone, pela colaboração!